Observamos nos últimos meses crescer o interesse em ferramentas que utilizam Inteligência Artificial (IA) para realizar certas tarefas, como o ChatGPT que foi lançado no fim de 2022 e desde então tem repercutido bastante em notícias e blogs. Mas afinal o que é e como usar ChatGPT para otimizar seus trabalhos? Reunimos aqui algumas dicas pra você começar a explorar esta poderosa ferramenta da melhor maneira e ficar por dentro do assunto.
O que é o ChatGPT?
Desenvolvido pela OpenAI, que é também responsável pelo Dall-E, o ChatGPT basicamente é um chat de texto onde você pode conversar com uma Inteligência Artificial e ela irá tentar te fornecer as respostas para aquilo que você pedir. Você pode desde fazer perguntas a respeito de algum tema ou até pedir para o bot escrever um texto seguindo as suas orientações. Os desenvolvedores treinaram inicialmente esta IA e com o feedback de usuários ela se aperfeiçoa constantemente, deste modo pode fornecer respostas cada vez melhores e mais rápidas.
Outro ponto muito interessante também é que por ser no formato de uma conversa, as orientações iniciais que passarmos podem ser lembradas e levadas em consideração nas respostas seguintes que iremos obter.
Atualmente a ferramenta é gratuita mas com algumas vantagens de desempenho para quem assina um plano pago. Então para usar o ChatGPT basta você acessar esta página, clicar em ‘Try ChatGPT’ e realizar login ou cadastrar uma conta gratuita na OpenAI. É possível utilizá-lo em português e outros idiomas, porém em inglês sua resposta tende a ter um desempenho melhor.
Como usar o ChatGPT para otimizar seu trabalho
Com tanta repercussão do ChatGPT, é comum acharmos hoje muitos tutoriais pela internet que acabam sugerindo criar conteúdo com ele. Este não é seu melhor uso. Primeiramente, estas informações são passíveis de falhas, então é sempre importante revisarmos as informações que obtemos no chat! E em segundo lugar isso pode acabar configurando plágio, caso a informação gerada tenha saído de alguma publicação protegida por direitos autorais, ou ter outras implicações legais. No mínimo o conteúdo gerado pode faltar originalidade, o que pode ser ruim para o seu trabalho.
Porém o ChatGPT pode ser um bom ponto de partida para organizar ideias para começar um trabalho. Principalmente se você estiver passando por um bloqueio mental ou estiver sobrecarregado! E pode ser uma ótima ferramenta para revisar e ajudar a finalizar um trabalho.
Pesquisadores como Mushtaq Bilal e o doutor em Comunicação e Informação Marcio Telles dão algumas dicas em seu Twitter de como usar o ChatGPT de forma ética e inteligente:
O ChatGPT é bom em estruturar textos. Então qualquer função mais trabalhosa, tediosa ou repetitiva é uma boa tarefa para executarmos nele:
- Use para fazer resumos de seus textos.
- Você pode usar para traduzir um texto seu para outro idioma. Talvez até em conjunto com o Google Translate para ter um melhor resultado ou procurar sinônimos ou outras formas de escrever determinadas partes.
- Insira instruções específicas para alterar ou formatar seu texto de acordo com algum padrão.
- Peça ao ChatGPT uma lista de possíveis ideias sobre um tópico pra você trabalhar. Você pode usar isso pra fazer um rápido Brainstorming.
- Corrija textos para remover possíveis palavras repetidas ou desnecessárias.
Outras dicas.
- Explique para o ChatGPT sobre um problema e peça uma solução em uma determinada ferramenta.
Às vezes pode acontecer de precisarmos resolver um problema muito específico ou não sabermos como descrever de forma resumida para procurar no Google algum tutorial. O ChatGPT é bom para entender frases longas e descrições, então você pode detalhar pra ele um problema e com isso ter uma orientação para resolver. Neste exemplo tentei explicar pra ele uma situação específica em uma planilha e ver se ele chegava numa sugestão adequada, usar a função PROCV. Para procurar o mesmo no Google ou Youtube teríamos que usar termos bem mais específicos para encontrar um tutorial adequado.
- Otimize seus códigos. Faça correções ou edições em diversas linguagens.
Assim como o bot entende de ferramentas populares como Excel ou Google Planilhas, ele também entende de linguagens de programação e até de configuração de alguns aparelhos. É possível então fazer algumas correções e alterações conforme as instruções que você passa.
Quais as preocupações com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial
Como toda novidade, há preocupações ainda em torno do uso de inteligência artificial. Nossa sociedade ainda carece de regulamentação apropriada para este uso. E por isso a preocupação em como estas ferramentas podem afetar diversas áreas, desde o plágio de textos e trabalhos até os processos de aprendizado e criatividade.
Há também a preocupação em como isto pode afetar ofertas de emprego no futuro ou como o pode estar explorando mão de obra para seu treinamento.
Ferramentas que geram ilustração por IA por exemplo passaram a receber fortes críticas de artistas digitais por estas ferramentas terem sido treinadas e copiarem o estilo de desenho de diversos artistas sem receber autorização ou pagar direitos autorais sobre o uso dessas artes. Há também o questionamento se estas imagens geradas artificialmente deveriam concorrer em concursos ou ocuparem tanto espaço em sites de artes ou bancos de imagens, especialmente após algumas plataformas serem sobrecarregadas com conteúdo criado artificialmente.
Perspectivas pro futuro do ChatGPT e outras IA
A versão atual do ChatGPT já é considerada poderosa porém está sendo aperfeiçoada e no futuro devemos ver uma versão ainda mais avançada. Em contrapartida, outras empresas também estão preparando o lançamento de suas ferramentas de IA, como o Bard do Google.
Muito provavelmente o uso de inteligência artificial é uma coisa que veio para ficar e vai ser cada vez mais incorporada na nossa sociedade em diversos setores. É uma ferramenta e podemos usá-la para otimizar nosso trabalho. Por isso a importância de aprendermos sobre elas, como podemos tirar o melhor proveito de forma ética e ter isto bem regulamentado para não haver abusos na sociedade.
E lembre sempre de revisar o que você extrai do ChatGPT. O uso inteligente da IA é para otimizar seu trabalho e não usá-lo para produzir seu conteúdo final.