Como as tendências podem ajudar a repaginar sua identidade visual?

por | 10 abr, 2023 | Identidade Visual

Confira nossas dicas para fazer melhor uso das tendências de design e manter a identidade visual da sua marca mais autêntica e atualizada.

Tendências e Identidade Visual

A identidade visual é composta por elementos como cores, tipografia, ícones, formas e imagens, que juntos criam uma linguagem visual única e reconhecível. Ela ajuda a estabelecer uma conexão emocional com o público, tornando a marca mais memorável, atraente e diferenciada em relação aos concorrentes.

Porém, o uso da identidade visual não precisa se limitar apenas ao avatar das suas redes sociais ou numa simples assinatura de e-mail. Ser lembrado, principalmente quando se oferece um serviço, deve estar entre as principais metas de uma empresa, e para isso, você primeiramente deve conhecer bem a marca e entender qual é o seu posicionamento no mercado. 

Uma dica é manter a força da sua marca na escolha dos elementos visuais complementares, como por exemplo: fotografias, ícones, texturas, padrões e filtros, de forma que eles agreguem e reflitam sua história, seus valores e sua cultura. Isso pode ser alcançado através do uso de cores específicas, fontes personalizadas e elementos visuais exclusivos. É importante que o design seja fácil de ser reconhecido e memorizado pelo público, por isso é necessário evitar excessos e elementos que não compactuam com a proposta da empresa. 

Considerar o uso de animações e pequenos vídeos pode também adicionar uma camada visual e moderna ao conteúdo que você já costuma oferecer e fazer com que sua marca se destaque de uma forma que não seja a habitual estática, podendo aplicar em plataformas como TikTok e no Instagram Reels ou Stories.

Por fim, o fortalecimento da identidade visual deve ser um processo contínuo, sendo necessário investir em seus designs para garantir que estejam sempre atualizados e relevantes. Isso pode incluir a revisão periódica a como sua marca tem atendido às novidades, e considerar uma atualização do logotipo e por consequência, a atualização de paletas de cores, adequando às novas tendências. 

Nova identidade visual da Nokia e Cinemark divulgadas no mês de março

É sempre importante lembrar que a identidade visual não precisa ser um elemento apenas estático. Ela deve ser atualizada e adaptada de acordo com as mudanças na empresa e no mercado, para que continue a representar a marca de forma eficiente e porque não, prática. Com um olhar analítico, você pode ajudar sua marca a se destacar nas redes sociais e atrair mais seguidores e clientes. 

Lembre-se de que o design é apenas uma parte da equação – o conteúdo e a estratégia de mídia social também são essenciais para o sucesso. Não deixe de contar com a AquaBureau para manter sua marca sempre relevante e atualizada.

Home / Identidade Visual / Como as tendências podem ajudar a repaginar sua identidade visual?